Motores Glow ou à gasolina?
Somente aqueles que sentiram a emoção de pilotar uma aeromodelo movida a combustão podem descrever como é a sensação durante o reabastecimento, regulagem e decolagem.
Tudo isso se encaixa em sua rotina além, obviamente, do som inconfundível de um motor funcionando.
A difícil decisão para muitas pessoas é qual combustível é melhor, o glow ou gasolina.
É importante deixarmos as unidades de medida bem claras. Para motores glow é utilizado polegada cúbica, e é representado da seguinte maneira, .46, .90, 1.20 ou 2.40, por exemplo. Já para motores a gasolina usamos cilindradas, ou seja, centímetros cúbicos, por exemplo: 10cc, 55cc ou 170cc. Logo então, um motor .90 não significa 90cc; pelo contrário, em termos equivalentes de potência, um motor .90 equivale a um motor 15cc.
Há uns anos, motores gasolina eram somente utilizados para aeromodelos grandes, os famosos ´´giants`` com modelos a partir de 50cc. E em modelos menores era utilizados motores glow.
Hoje tudo ficou muito diferente, existem motores gasolina com 10cc, da
mesma maneira que existe motor glow 2.00. Por isso, temos uma grande gama de motores para escolhermos para nosso modelo, podendo ser glow, gasolina ou elétrico.
Glow
Por existir desde o inicio do aeromodelismo, os motores já foram bem desenvolvidos e seu funcionamento se tornou mais estável, por isso é preciso de conhecimentos mais simples para faze-lo funcionar e possui um valor de mercado mais baixo.
Uma de suas grandes vantagens é não precisar de componentes instalados no modelo para poder funcionar, como por exemplo o tão conhecido CDI, ou seja, o modelo precisa ter apenas o motor, tanque de combustível, um servo para acionar o carburador e o aquecedor de velas.
Para dar a partida no motor glow é necessário apenas um aquecedor de velas (ni-starter), que é basicamente uma bateria de 1,5V que faz a vela “acender”, após o motor entrar em funcionamento o aquecedor já pode ser desconectado do motor. É altamente recomendável o uso de um bastão para girar a hélice ao dar partida no motor, e não as mãos, para não ter o risco de se machucar. Caso goste ou tenha necessidade utilize um motor de partida externo ou o conhecido starter, que é encaixado na frente do motor, geralmente no spinner caso o motor possua um, e o mesmo gira a hélice até que o motor ligue.
Umas das grandes questões do motor glow é o combustível, pois ele é cancerígeno e altamente tóxico, por isso deve-se evitar ao máximo o contato do combustível com a pele e mucosas e evitar ao maximo fica inalando o gás que sai do motor após a combustão. Além disso, o seu valor é alto comparado a gasolina por exemplo, podendo variar conforme a marca e o tipo de glow, como sua quantidade de nitrometano e óleo.
O combustível é facilmente encontrado em qualquer loja de modelismo, mesmo geralmente sendo um produto importado, já existem fabricante nacionais.
Outro problema, é a sujeira gerada pelo óleo do combustível, o modelo fica sujo devido ao óleo que sai do escape, e para limpar é preciso gastar algum tempo, caso isso não seja feito o modelo ficará olioso, podendo sujar suas mãos ou o carro no qual será transportado. Então, nunca vá para a pista sem álcool para limpeza e um rolo de papel ou pano específico para a limpeza.
Normalmente, sempre antes de fazer um voo é preciso regular o motor, devido a variação da temperatura por exemplo, ou até mesmo devido ao combustível mas, nada que seja de difícil execução para um aeromodelista com alguma experiência.
Gasolina
Como sua vela é acionada por faísca assim como a de uma carro, o motor precisa de um sistema de ignição,ou o chamado ´´CDI`` que é utilizado juntamente com uma bateria para alimenta-lo e um chave de liga e desliga. A grande questão desse tipo de motor e o peso agregado por seus componentes e seu valor é quase o dobro de um motor glow equivalente a um dependendo do modelo e marca.
Por este tipo de motor possuir um sistema de ignição embarcado para poder funcionar, para iniciar partida não é necessário nenhum tipo de acessório como o aquecedor de velas.
O combustível utilizado é gasolina normal ou de preferência a Avgas com óleo específico para motor dois tempos. O custo do combustível fica bem mais baixo do que os combustíveis para motores glow.
O modelo fica pouco sujo, pois o óleo também é queimado na
combustão. E em motores em amaciamento pode ser que suje um poucos mais porém, nada comprado aos motores glow.
Devido a regulagem ser pouco sensível às variações de pressão e temperatura do ar, não é preciso regular o motor a cada voo, mas ainda sim sempre verifique seu funcionamento antes da decolagem.
Tags:(
ignore)aeromodelo, aeromodelismo, aero modelo, aero modelismo, avião de
controle, radio controlado, radio controle, aviões de controle remoto, controle
remoto, futaba, taranis, spektrum, tarnigy, bateria lipo, asa baixa, treinador,
moteres glow, motores nitro, aeromodelista, kis aeromodelo, kits aeromodelo,
aeromodelo elétrico, aeromodelo glow, aeromodelo gasolina, combustivel glow,
motor glow quatro tempos, motor glow 4 tempo, motor glow 2 tempos, motor glow 2
tempos, moteres glow 4 tempos, motores glow quatro tempos, motores glow 2
tempos, motores glow dois tempos, servos futaba, servos digitais, servo
digital, planta aeromodelo, monta aeromodelo, construir aeromodelo.
Fonte de matéria: Aeromodelismo é assim.


0 Comentários