Aeromodelismo
Este blog tem como finalidade ser um ponto de referência aos amantes de aeromodelismo e também um ponto de partida para quem tem interesse em iniciar nesse hobby, mas não sabe como.
Com as diversas possibilidades e facilidades para importação de peças, o aeromodelismo tem crescido a cada ano no Brasil e com essa popularização é grande o número de clubes, festivais e até campeonatos pelo paÃs.
O orgão central responsável pela administração do aeromodelismo é a COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo), sendo responsável por todas as questões de legislação junto ao Departamento de Aviação Civil e outros departamentos governamentais, além da organização geral do esporte. Os aeromodelistas e clubes podem se associar à confederação e com isso são realizadas as competições oficiais e há o controle e registro do desempenho de esportistas.
A história do aeromodelismo
O Percursor Alphonse Penaud Nascido na França, Penaud
queria seguir carreira militar, mas foi atacado por reumatismo muscular, sendo
obrigado a usar muletas. Gostava de matemática e de resolver problemas
relacionados a vôo.
Em
abril de 1870 inventa o motor a elástico com tiras retorcidas. Eis suas
palavras: “Procurando utilizar a força extraordinária da borracha, tive a idéia
de usar a sua elasticidade, pró torção, que pode fornecer 130 quilogrâmetros
por quilo. É menos que o calculado para a distensão simples, mas a torção
permite uma aplicação mais fácil, a rotação das hélices, evitando qualquer
transformação do movimento, simplificando enormemente a construção. Veio-me a
idéia de aplicar este mecanismo na propulsão de um aparelho do gênero
aeroplano... mas esbarrei com uma enorme dificuldade: o equilÃbrio. Felizmente,
ao fim de alguns estudos, imaginei um dispositivo muito simples que satisfazia
ao objetivo desejado. Trata-se de um pequeno leme horizontal inclinado para
cima... e para obter o equilÃbrio lateral, bastou inclinar ligeiramente as asa
para cima (diedro) ou simplesmente, elevar as respectivas extremidades... e
para compensar o binário da hélice, torci a empenagem para um lado...“.
No
inÃcio de 1871, Penaud construiu o primeiro modelo a elástico de uma série que
denominou Planophore. Possuia uma hélice propulsora simples montada após “os
estabilizadores automáticos“ (como ele chamava a empenagem). Este modelo voava
muito bem e estabeleceu o desenho básico dos modelos atuais.
Penaud
foi aclamado ao demonstrar o vôo do seu Planophore em agosto de 1871, em Paris,
nos jardins de Tuileries para os membros da Sociedade Francesa de Navegação
Aérea. Voou 60 metros de distância a 20 metros de altura em 13 segundos.
O
modelo a elástico que Penaud projetou, construiu e voou em 18 de agosto de
1871, nos jardins de Tuileries em Paris, foi o primeiro aeroplano que efetuou
um voo livre estável. Os membros da Sociedade Francesa de Navegação Aérea
afirmaram na época que Penaud foi também o precursor das máquinas de voar.
O
modelo de Penaud que impressionou sobremaneira os membros da Sociedade Francesa
de Navegação Aérea, era uma máquina muito simples. A fuselagem era constituÃda
de uma vareta de madeira dura medindo 500 x 3 x 3 mm de comprimento. A asa
tinha uma envergadura de 460 mm, o estabilizador era um losango medindo 150 mm
de comprimento e 64 mm de largura, o leme era igual a metade do estabilizador.
O material utilizado foi o bambu, a hélice era bi-pá, montada na parte traseira
da fuselagem. era feita de madeira torcida, tinha 150 mm de diâmetro e era
impulsionada por duas tiras de borracha de 5 x 1 mm de seção.
O
modelo, pronto para voar, pesava 16 gramas, sendo que cinco gramas eram devidos
ao peso da borracha. Este modelo de Penaud, o “Planophore, foi a primeira
máquina mais pesada que o ar, a voar com eficiência. Penaud também construiu em
1870, um helicóptero. Este era constituÃdo de duas varetas, que abrigavam entre
elas, duas tiras de borracha, que impulsionavam, por tração, duas hélices, uma
em cada extremo das varetas.
Em
1955, a Comissão Internacional de Aeromodelismo, em homenagem póstuma, deu o
nome de Afonso Penaud a taça oferecida pela FAI a equipe vencedora do
Campeonato Mundial de “Wakefields“.
As Modalidades de Aeromodelos
As principais modalidades do aeromodelismo são:
VCC – Voo Circular Controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos, que podem variar de 15 a 18 metros de comprimento. O aeromodelista faz então movimentos circulares e manobras através dos cabos.
Voo livre – Nessa modalidade, o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Rádio controlado – O aeromodelo é controlado por meio de um transmissor de radiofrequências, das quais podem ser FM, AM, PCM para sistemas de rádio mais antigos porém ainda muito utilizados e para os sistemas mais modernos são utilizados sistema 2.4Ghz que são mais seguros não correndo risco de interferência.
Embora modalidades clássicas como o voo livre e o voo circular controlado ainda sejam praticadas por alguns admiradores, a grande maioria utiliza o rádio controlado aonde os aeromodelos são controlados por controle remoto possibilitando uma grande gama de opções de aviões, equipamentos e manobras.
Aeromodelismo no Brasil
Sem
dados históricos precisos, sabe-se que em 1936 uma loja situada a Rua Direita,
a Casa Sloper vendia material de aeromodelismo.
Desde
1941, a firma Almeida & Veiga importava kits de modelos americanos.
Em 19
de julho de 1942, foi realizado o I Campeonato Paulista de Aeromodelismo, no
Campo de Marte.
Em 17
de abril de 1943, surge a Casa Aerobrás.
O Sr.
Ueno fabricou kits dos modelos Aspirante e Pernilongo, desenhados por Afonso
Arantes; o Gavião, o Extraviador 1000, desenhado por H. Miaoka e o Cometa,
desenhado por L. Giraldelli.
O
campo usado para a prática do esporte ficava na Av. Rebouças, esquina com a rua
Iguatemi, hoje Faria Lima.
O
primeiro clube formado pelos aeromodelistas chamava-se “Parafuso“. E em 1945,
foi realizado na várzea da Rebouças, o II Campeonato Paulista de Aeromodelismo.
A revista da época era a “Velocidade“ e trazia artigos técnicos e matérias de
aeromodelismo.
O
campo da Rebouças foi-se enchendo de casas e o grupo, formado por Afonso
Arantes, Ângelo Rodrigues, Clécio D. Meneghetti, João Jaime Mônaco, H. Miaoka,
Rubens Arco e Flecha, Heder, Giraldelli, Conrado, Paulo Marques, FelÃcio
Cavalli e Naldoni mudaram-se para o Brooklin, ao lado da HÃpica Paulista. DaÃ,
foram para o Alto de Pinheiros, onde foram realizados vários concursos do
troféu A Gazeta para modelos a elástico.
Em 1947,
surgiu o Clube “Cai-Cai“. Ernesto Conrado soltou o primeiro planador R/C
mono-canal. Nesta época, Afonso Arantes voou o primeiro U-Control acrobacia
“Mr. Damer“, no Ibirapuera e Morimoto desenhou os modelos Térmica e Pégasus.
Nesta ocasião, a revista “Ciência Ilustrada“ publicava matérias sobre
aeromodelismo.
Por
volta de 1956, os aeromodelistas passaram a voar na Base Aérea de Cumbica, pois
o campo do Alto de Pinheiros foi tomado por casas.
Em
1959 com a Associação Brasileira de Aeromodelismo, já fundada, surgiram eventos
importantes: I Campeonato Brasileiro de Aeromodelismo e a participação de
brasileiros no I Campeonato Sul-Americano, tendo como vencedor nas categorias
planadores A2 e motor FAI, Paulo Marques. No Ibirapuera, João Jaime Mônaco consegue
a primeira pista oficial de U-Control com alambrado e asfalto.
Em
1970, surgiu o clube de vôo livre “Aerobu“. Outro impulso importante ocorreu
nesta época: a introdução dos transistores, chips e circuitos impressos nos
transmissores de rádio. Barateou-os de tal forma que os praticantes de
rádio-controle começaram a crescer em todo o mundo.
Em
1975, o primeiro brasileiro a participar de um Campeonato Mundial de motor FAI,
Eolo Carlini, classificou-se em “fly-off“, entre os melhores do mundo. Em 1987,
graças aos esforços de Walter Nutini, o aeromodelismo foi reconhecido como
esporte no Brasil, na gestão de Vitor Garutti.
Em
1996, a delegação brasileira de aeromodelismo Vôo Circular Controlado, consegue
o 6º lugar no Campeonato Mundial da Suécia e novamente em 1998, desta vez na
Ucrânia. Luiz Eduardo Mei consegue o recorde brasileiro e sul-americano em
Velocidade, voando a 294 km/h.
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Fonte de matéria: Aeromodelismo é assim, Cobra(confederação Brasileira de Aeromodelismo).



1 Comentários
Top, ja estou acompanhando desde o começo.
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