Funções programáveis do ESC
O ESC ou Controlador
eletrônico de velocidade é utilizado para controlar a rotação de um motor elétrico de aeromodelo. Sua função é de total importância, por ser ele que controla o motor do aero e em muitos casos e o ESC que fornece a energia para alimentar os servos, o receptor e outros componentes elétricos instalados no aero.
Podemos ver abaixo algumas funções programáveis do ESC HobbyKing de 60A. Geralmente as funções em ESCs de outras marcas são as mesmas, podendo ser alterado a ordem ou modo de programação. Para verificar a ordem ou modo de programação do seu ESC, basta verificar o manual fornecido pelo fabricante.
Reconhecimento de curso: Alguns ESCs podem entender que o stick do seu rádio a 50% de potência, significa “full motor” ou que o stick esta no máximo. e isso é um grande problema por poder atrapalhar o voo do piloto. Nesta função você mostra ao ESC qual o curso inicial e final do stick, e assim ele pode trabalhar de forma correta.
Freio: Ao baixar o stick o motor para de girar, mesmo com a força do vento batendo na hélice ele irá ficar parado. Esta função permiti o fechamento das hélices retráteis/dobráveis caso tenha instaladas no seu aero, e assim, podendo diminuir o arrasto aerodinâmico ocasionado por elas e também podendo evitar o contado delas com o solo caso aconteça algum imprevisto na hora do pouso.
Proteção por baixa tensão: Mostra ao ESC em qual tensão da bateria ele cortará a potência do motor para obrigar o piloto a efetuar o pouso e assim proteger a vida útil da bateria. A tensão da célula esta Baixa/low quando atinge os 2.8V, esta média/middle quando atinge os 3,0V e esta alta/high quando esta acima de 3,2V. Vale apena lembrar que estas tensões descritas acima não servem para o armasenamento da bateria ou para coloca-la em ´´storage``.
Alguns pilotos gostam de utilizar o famoso ´´bipe``, onde o mesmo é conectado ao cabo de balanceamento da lipo e pode ser determinado uma tensão a sua escolha para que ele avise quando a bateria estiver com as tensão por você estipulada.
Recuperar padrão de fábrica: Reseta todas as funções do ESC para o padrão de fabrica, pode ser útil após alterar as configurações e não ter certeza do que fez. Está função também pode resolver caso não esteja conseguindo regular ou modificar alguma função do ESC.
Ângulo de entrada do motor: Este é um parâmetro extremamente técnico e depende de como o motor foi construido internamente. pode-se deixar no automático, que seria o mais recomendado, Low/Baixo para motores inrunner ou 2 polos e high/alto para motores outrunner de 6 ou mais polos. Não altere esta função sem necessidade, a não ser que saiba bem o que esta fazendo.
Partida do motor: É a velocidade em que o motor vai iniciar sua rotação. Super lenta, geralmente se aproxima dos 1,5s e a lenta que leva mais de 1s. São indicados para motor que utilizam caixa de engrenagem e para helicópteros.
Normal/acelerado significa que o acionamento será instantâneo para motores direct drive, ou com hélice acoplada
diretamente no eixo do motor como nos aeromodelos que utilizam motores brushless com a hélice ligada diretamente no eixo do motor. Hélices mais pesadas podem pedir uma partida
lenta, pois caso contrário podem “travar” no momento da partida ou até mesmo danificar ou queimar o motor.
Sentido
de rotação: A
maneira mais comum e conhecida para inverter o sentido do motor é alternar dois fios entre os três que estão conectados entre o motor e o ESC mas, isso também pode ser feito pela programação do ESC.
Tags:( ignore)aeromodelo, aeromodelismo, aero modelo, aero modelismo, avião de controle, radio controlado, radio controle, aviões de controle remoto, controle remoto, futaba, taranis, spektrum, tarnigy, bateria lipo, asa baixa, treinador, moteres glow, motores nitro, aeromodelista, kis aeromodelo, kits aeromodelo, aeromodelo elétrico, aeromodelo glow, aeromodelo gasolina, combustivel glow, motor glow quatro tempos, motor glow 4 tempo, motor glow 2 tempos, motor glow 2 tempos, moteres glow 4 tempos, motores glow quatro tempos, motores glow 2 tempos, motores glow dois tempos, servos futaba, servos digitais, servo digital, planta aeromodelo.


0 Comentários