Convertendo combustão para elétrico
Frequentemente vemos aeronaves projetadas para uma determinada motorização, seja ela a gás, glow ou querosene.
Mas estamos cientes de que esse não é mais o caso. Em vez disso, podemos escolher o tipo de motor que queremos com base em nossas preferências e conhecimentos individuais. Na aviação, a conversão de combustível em eletricidade é conhecida como eletrificação. Será que é difícil que fazer isso?
![]() | |
| Turnigy ca120-150kv( Equivale a um motor 120cc à gasolina) |
Como a conversão de combustão em eletricidade requer uma mistura de ciência e arte, a experiência anterior em projetos é muito importante.
O primeiro e mais importante fator a ser levado em consideração é a potência, ou mais especificamente, a força necessária para puxar o aeromodelo.
Frequentemente nos referimos ao tamanho do cilindro do motor (cc) como sua potência, porém isso é incorreto porque a potência é medida em termos de CV/HP e W. (Watts).
Consulte o tipo de motor e a especificação de potência no manual para determinar com precisão o que seria um equivalente elétrico.
Depois disso, dê uma olhada no manual do motor elétrico para ver se ele tem a potência equivalente.
Fórmula básica: "RPM = KV do motor x Tensão da bateria."
Procure sempre uma motorização elétrica com o mesmo peso e potência de um motor do combustão que irá substituir. Mas não se esqueça de levar em consideração o peso do conjunto, incluindo ignição, baterias e tanque de combustível.
Um dos fatores mais importantes é a refrigeração, pois determina se a potência máxima do motor pode ser utilizada por um longo período de tempo ou se deve ser limitada para proteger os componentes. Mesmo que o modelo seja elétrico, lembre-se de posicionar o ESC de forma que o ar circule por ele para permitir a respiração do motor.
É importante ter em mente que para os modelos movidos a gasolina, reabastecer significa encher o tanque, mas para modelos elétricos, significa carregar a bateria. Como resultado, é aconselhável usar um carregador que suporte o tamanho das baterias que estão sendo usadas.Essa ideia de que a eletricidade dura cinco minutos durante o voo e leva uma hora para carregar se tornou um mito ou uma lenda, porque algumas baterias já aceitam cargas de cinco 5C ou mais, o que significa cargas bem mais rápidas.
Para carregar grandes baterias com altas correntes, é necessário um carregador potente. Os carregadores mais comuns geralmente oferecem entre 50 e 100 W na saída, o que é suficiente para grande parte das baterias pequenas. Mas quando são usados para a carga de grandes baterias, decepcionam por causa da demora.
O indicado para quem quer modelos elétricos médios e grandes, é possuir de um carregador de pelo menos 500W, sendo um de 1000W ideal.
Possuir um bom conjunto de baterias que aceitem uma carga rápida pode ser mais viável que vários conjuntos para carga lenta. Principalmente, por muitas vezes, carregadores de alta potência possuem apenas uma fonte de alimentação.
Tags:(
ignore)aeromodelo, aeromodelismo, aero modelo, aero modelismo, avião de
controle, radio controlado, radio controle, aviões de controle remoto, controle
remoto, futaba, taranis, spektrum, tarnigy, bateria lipo, asa baixa, treinador,
moteres glow, motores nitro, aeromodelista, kis aeromodelo, kits aeromodelo,
aeromodelo elétrico, aeromodelo glow, aeromodelo gasolina, combustivel glow,
motor glow quatro tempos, motor glow 4 tempo, motor glow 2 tempos, motor glow 2
tempos, moteres glow 4 tempos, motores glow quatro tempos, motores glow 2
tempos, motores glow dois tempos, servos futaba, servos digitais, servo
digital, planta aeromodelo, monta aeromodelo, construir aeromodelo.
Fonte de matéria: Aeromodelismo é assim.



0 Comentários