Como escolher um Rádio Controle?

 Como escolher um Rádio Controle?

 


Este momento pode ser uns dos mais difíceis e marcantes na sua vida como aeromodelista. A escolha do rádio ideal para você, pode ir muito além do numero de canais que ele possui e da marca que irá utilizar.

Existem várias madeiras de escolher um rádio que lhe atenda mas, existem duas coisas muito importantes! O valor que esta disposto a pagar pelo rádio e a sua necessidade. primeiro defina quanto esta disposto a gastar, então defina um valor tendo em mente o tipo de aero que quer montar ou se tem pretensão de evoluir no hobby.

Antes de definir uma escolha, devemos ter em mente que o rádio representa a parte mais importante para o aeromodelista, por que sem ele não existe o voo.

Se tiver oportunidade, procure por pilotos com mais experiência e conhecimento para que possam lhe ajudar a chegar na escolha do rádio que seja ideal para você.

Lembre-se bem de que o barato as vezes pode sair caro, se tiver possibilidade, invista num equipamento que lhe de segurança em voo para que possa ter passar mais confiança na hora de voar.

O melhor escolha é ter um rádio que vá um pouco além da sua necessidade assim, quando montar um avião maior ou mais sofisticado que demande mais recursos, seu rádio irá oferecer as programações e funções necessárias.

Marcas

Podemos resumir os fabricantes em duas categorias: primeira e segunda linha. A diferença entre elas é perceptivelmente clara, basta pegar os rádios na mão que irá perceber.

Primeira linha (as tradicionais e antigas): Futaba, Jr, Spektrum, Hitec e Graupner,entre outras.

Segunda linha (novas e/ou baratas): HobbyKing, Turnigy, FrSky, entre outras.

Mesmo muitos pilotos usarem rádios de segunda linha e não relatarem algum problema, dificilmente você irá ver um rádio desses em aeromodelos caros e complexos, e por um motivo muito simples e lógico, o  foco desses equipamentos baratos é outro, foram feitos para baratear o hobby. Por isso são bem mais simples e menos confiáveis, caso o aeromodelo caia, o prejuízo é pequeno.

Lembre-se que a escolha da marca/modelo de rádio deve levar em consideração o valor do aeromodelo que será utilizado. Da mesma forma que usar um aeromodelo de 500 reais com um rádio de 8 mil reais é besteira, voar um aeromodelo de 15 mil reais com um rádio de 400 reais também é.

Caso não esteja em condições curta, não existe problema em começar com um equipamento mais barato mas, busque no futuro casa seja possível, as marcas melhores e de primeira linha. Procure por marcas já conhecidas no mercado, que tenham boa qualidade e confiança.

Também é possível encontrar rádios de primeira linha usados em ótimo estado ou até mesmo que estejam novos com o mesmo preço dos rádios de segunda linha.

Canais

Os ´´canais`` definem a quantidade de funções que você pode controlar no seu avião, ou seja, eles definem a quantidade de servos ou acessórios que podemos ter no avião, como bomba de fumaça, leds indicadores, etc. Lembre-se que a forma de como é montado os servos ou acessórios no seu aero também alteram as configurações do modelo. Caso você ligue os servos em “Y” como por exemplo os Ailerons, só irá precisar de um canal para os dois servos e não um canal para cada servo.

Exemplificando, caso seu aero seja mais complexo e possua  profundor, dois ailerons, dois flaps, leme, motor e trem de pouso retrátil. Seria melhor um rádio de oito canais um servo por canal mas, utilizando ligações em “Y” seria possível utilizar até mesmo com um rádio de seis ou sete canais.

Funções e mixagens

Um rádio com vários canais é muito bom sim mas, nunca se esqueça que mais importante que os canais são as funções e configurações que o mesmo pode lhe proporcionar.

Os rádios mais simples podem lhe oferecer pouquíssimas e restritas funções, o que se torna um obstáculo na hora de fazer a programação, podendo-se não obter a qualidade de voo necessária que o modelo pode oferecer se estivesse utilizando um rádio mais completo.

Antes de efetuar a comprar, procure saber quais e quantas mixagens o rádio oferece, faça comparações com as configurações que você utiliza atualmente ou pretende utilizar. Lembre-se que a programação que o rádio pode conter nunca é demais.

Número de modelos

Conforme o tempo  vai passando e sua paixão pelo hobby aumenta, o numero de aeros também aumenta, e quando você percebe, o seu rádio já não suporta todos os seus aeros. Os rádios mais básicos oferecem memória para poucos modelos geralmente, por isso  rádios mais modernos e avançados, além de possuírem memória interna para mais modelos, oferecem a opção de expansão via cartão SD, ou seja, além de aumentar muito a capacidade, oferece a opção de colocar a programação em outro rádio compatível sem a necessidade de refazê-la.

Telemetria

É a capacidade do rádio tem de receber informações do receptor como temperatura, rotação do motor, tensão da bateria, nível do tanque de combustível, posicionamento (GPS), distância até o piloto dentre outros.

A maioria dos aeromodelistas isso não passa de luxo porém, para certos usos e modelos torna o voo mais seguro e confiável, além de facilitar certos procedimentos, como regulagem de motor.

Caso tenha necessidade dessas funções, procure por um rádio que possa lhe oferecer tais funções.

E lembre-se, ajuda nunca é demais!

Sempre tenha por perto pessoas com mais experiência e que podem lhe oferecer conhecimento e ajuda para configurar e programar tanto seu rádio como seu aeromodelo.

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários