Algumas características do servos

 Características do servos


A maioria dos aeromodelistas iniciantes, pensam que os servos são todos iguais, ou que no máximo se altera o tamanho e a força. Se você pensa desta maneira, sinto em lhe informar que você está totalmente errado pois, para certos usos, você precisaria observar todas as características antes de comprar para que não tenha que comprar tudo novamente ou até mesmo correr o risco de perder o aeromodelo.

Para aeromodelos elétricos mais simples e pequenos, são utilizados os famosos servos 9 gramas, que  suprem tranquilamente a necessidade da maioria dos aeros pequenos. Já para os aeros maiores, como glow até motor .91 ou gasolina até 15cc, um bom servo standard já será o suficiente.

Para uma boa segurança em modelos a gasolina de 15cc ou acima, é sempre bom coloca servos com engrenagem de metal devido à sua grande vibração.

Para aeromodelos acrobáticos, principalmente os modelos 3D, é sempre indicado colocar servos rápidos assim tendo maior resposta no comando dados pelo piloto.

Segue abaixo algumas características dos servos e alguns valores para referência:

 

Força (torque):

Um dos principais parâmetros a ser observado, são as especificações de plantas e kits ARF. Sua unidade, para nós, é o kg/cm que representa a “força” em kg que o servo tem quando ligado a um braço (roseta) de um centímetro, se for instalado um braço de dois centímetros, consequentemente a força será a metade do especificado. Caso seja colocado um braço de meio centímetro, a força será o dobro da especificada.

Normalmente o torque de um servo 9g comum é 1,5kg/cm, já de um servo standard é 3,5kg/cm, para modelos acrobáticos de dois metros de envergadura, o recomendado é 8kg/cm. Existem servos que tem um torque por volta de 40kg/cm, e é utilizado em jatos e aeromodelos giants (33%, 50%, isto é, aeromodelos com mais de 2,5m de asa).

 

Velocidade:

Muitos pilotos não se importam com a velocidade do servo porém, ela é de extrema importância  quando é necessário uma rápida resposta , principalmente em aeromodelos 3D. Sua unidade de medida é segundo/60º, o que significa que o servo leva ´´X`` segundos para rotacionar 60º. A maioria dos servos possui uma velocidade aproximada de 22s/60º. Já para acrobacia e jatos rápidos, o ideal seria abaixo de 15s/60º, pode não parecer, mas um bom equipamento como o rádio os servos e todo o resto da eletrônica embarcada, faz uma grande diferença nas mãos do piloto.

 

Tipo de engrenagem:

A maioria dos servos possuem engrenagens de nylon, o grande problema é que podem quebrar com grandes impactos, como uma queda por exemplo, e com grandes vibrações como nos modelos à gasolina. Isso não que dizer que seja um problema, visto que muitos aeromodelos voam com este tipo de servo. Os servos de metal, ou ´´metal gear`` são mais famosos por sua resistência, durabilidade, e são bem mais resistentes a quedas, engrenagens de metal são sempre encontradas em servos fortes ou chamados de ´´high torque``. Existem as de carbonite, que ficam entre as de nylon e metal,  também são boas mas, caso seja possivel compre um servo de metal. Existem os servos com engrenagens de titânio, nem é preciso falar da qualidade e resistência deste tipo de servo. são utilizados onde se precisa de altíssimo torque.

 

Tensão:

A maioria dos modelos dos servos funcionam de 5 à 6V. Atualmente, cada vez mais os fabricantes estão lançando modelos HV, ´´high voltage ou alta tensão``, que podem ser ligados diretamente sem regulador de voltagem em  baterias de LIPO 2S. Sempre verifique se a sua eletrônica é compatível antes de conectá-la, para não ter o risco de queimar algum componente.

 

Tamanho:

Sempre preste bastante atenção ao comprar os servos para seu modelo, para que seja do tamanho correto, basta verifique se as  dimensões são compatíveis com o espaço onde irá ficar o servo. Para modelos de asa fina por exemplo, existem servos com perfil baixo, que são mais finos que os comuns. 

OBS: Cuidado ao comprar servos de alto toque com preço baixo, pois eles podem ser os chamados “1/4 de escala”, ou seja, bem maior que os standards, por isso o preço menor.

 

Padrão de roseta:

Sempre observe na compra do servo a chamada ´´roseta`` ou mais conhecido como braço do servo, pelo fato de que alguns fabricantes possuem padrões de encaixe diferentes, ou seja, suas rosetas não são intercambiáveis. O padrão também pode mudar para os diversos tamanhos: 6g, 9g, 16g, standard, 1/4 de escala.

 

Analógico ou digital:

Na prática não existe uma diferença tão grande que perceptível em voo entre eles  porém, o digital é mais preciso por não variar muito o ponto neutro. A diferença entre ambos está no hardware e software, ou seja, um processa o sinal de maneira digital, e outro de maneira analógica, a verdade é que ambos têm prós e contras.

 

Brushless ou brushed:

Para quem não sabe, todo servo possui um motor interno no qual é realizado a rotação das engrenagens. A maioria dos servos possui motor brushed, apesar de não ser especificado na embalagem. Alguns servos de melhor qualidade possuem motor brushless, o que teoricamente proporciona maior durabilidade.

 

Tipo de sinal:

Depois de muitos anos sem inovação neste quesito, algumas grandes marcas lançaram a tecnologia serial para comunicação de servos, como o USB utilizado em computadores. Para funcionar  é preciso programar cada servo individualmente através de componentes destinados a este fim. Após isto ser feito, todos os servos são ligados no mesmo fio, com “vários cabos Ys” onde cada um responde somente ao canal programado. Geralmente essa característica vem descrita em sua configuração (Sbus para Futaba, e Xbus para JR), por isso dificilmente você não o comprará por engano, além de serem mais caros que servos comuns.

 

Ângulo máximo:

Geralmente todos os servos possui o ângulo máximo de 90º porem, existe um servo em especial, o servo para trem de pouso retrátil. Ele possui um ângulo de 180º e tem uma característica que o distingue de todos os outros, por não possuir pontos intermediários ou seja, ou fica todo para um lado, ou todo para o outro. Tome cuidado na hora de comprar por sua aplicação ser bem específica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários