Regulagem e manutenção dos motores à gasolina

 

Motores à gasolina - Regulagem e Manutenção


 

Todos aeromodelista sabe que os melhores aeromodelos do mundo utilizam não motores a gasolina, muitas vezes devido à sua grande potência necessária e confiabilidade, assim como seu baixíssimo consumo e grade economia com o valor do combustível.

Atualmente vemos motores à gasolina de baixa cilindrada no mercado. Estes motores visam substituir os motores glow. Normalmente isso é feito devido a grande economia no valor do combustível.

Então, vamos às dicas sobre estes fantásticos motores.



1. Lembre-se sempre de deixar um pouco de gasolina no tanque para não ressecar as mangueiras e para que os componentes internos do carburador não fiquem grudados.

 
2. Se possível substitua as mangueiras internas do tanque por mangueiras de neoprene. Pelo fato de que as mangueiras de  neoprene não ficarem "duras" com o tempo.


Exemplo de uma mangueira de neoprene para instalar em um tanque de combustível.


 

 3. Sempre procure utilizar óleo dois tempos de boa qualidade como Motul ou Castrol TTS. O óleo de certa forma, mantem a vida no motor. Ele lubrifica e ao mesmo tempo ajuda a resfriar. Cada óleo possui sua mistura especifica, normalmente são 50:1 ou 45:1, utilizando mais do que isso a vela pode ficar carbonizada.

4. Procure sempre utilizar gasolina pódium ou comum que seja de confiança, a gasolina AVGAS carboniza muito devido ao chumbo misturado nela  porém, se for usar utiliza-la, procure utilizar o tipo 100LL por conter menos chumbo.

5. Normalmente os motores a gasolina mantém a regulagem por muito tempo mas, dependendo da gasolina que for utilizar, talvez precise regular um pouco o motor.

 Regulagem: 


1- Feche as agulhas totalmente sem apertar muito no final.
 

2 - abra a agulha de baixa 1 volta e meia.
 

3 -abra a agulha de alta 1 volta e 1/4 de volta.
 

4 - ligue o motor deixe-o funcionando na lenta pelo menos uns 2 minutos.
 

5 - acelere bruscamente, se o motor apagar, abra a lenta em 1/5 de volta e vá abrindo conforme for melhorando o funcionamento do motor e fique atento aos ´´engagos``, quanto menos melhor.Caso precise, feche a agulha sempre 1/5 de volta até chegar ao ponto ideal. 

6 - Após regular a agulha de alta, regule a agulha de baixa do mesmo jeito que foi feito na de alta, sepre 1/5 de volta para abrir ou para dechar caso precise até encontrar o ponto ideal.

OBS 1: Sempre que possivel, siga as especificações de regulagem do motor contidas no manual do fabricante.

OBS 2: Para abrir gire no sentido anti-horario e para fechar gire no sentido horario. 

OBS 3: No caso de um motor novo, sempre faça o amaciamento conforme é definido no manual do motor, para que não tenha problemas de desgaste no conjunto camisa e pistão.

Possíveis problemas e suas soluções:

O motor morrendo quando acelera

Agulha de alta pode estar muito fechada, ou agulha da lenta fechada pode estar fechada além do ponto

O motor engasga quando esta em marcha-lenta ou na metade da aceleração

Agulha da baixa esta muito aberta, ou o limitador da bomba esta muito aberto


O motor esta aquecendo muito durante o voo

Agulha da alta esta muito fechada e a agulha da baixa esta muito aberta ou o limitador da bomba esta muito fechado

O motor esta com mistura rica em voo

Agulha de alta esta aberta alem do ponto

O motor nunca pega lenta

Podser sujeira na agulha do carburador ou possivel entrada de ar

O carburador vaza combustível com motor desligado

A agulha da bomba está com vazamento ou suja. O limitador da bomba pode esta aberto demais. Ou o diafragma está mal colocado, mal apertado ou rasgado.

O combustível volta pro tanque com motor desligado.

O diafragma pode esta furado, ou existem vazamentos de ar nas mangueiras.

 

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Fonte de matéria: Aeromodelismo é assim. 

 

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