Peso/PotĂȘncia e Carga Alar

A primeira coisa a se pensar quando se constrĂłi um aeromodelo Ă© seu tamanho e peso o que nos leva a Carga alar, ou seja, quantos gramas uma pequena ĂĄrea da asa consegue sustentar. A unidade de medida usada Ă© o g/dm², isso mostra quantos gramas um quadrado de 10 cm de lado deve sustentar.
Desta forma, podemos ter em mente que mesmo colocando um motor que aguente puxar o aero, o voo nĂŁo serĂĄ como desejado pelo fato da carga alar ser alta.
O maior problema disso é ter uma velocidade de estol muito alta, ou seja, o modelo precisa de muita velocidade para que tenha sustentação, caso isso não aconteça o modelo ficarå mais chances de cair.
Outro ponto nĂŁo menos importante ponto Ă© o peso/potĂȘncia, que varia
conforme o tipo de voo desejado. Um aviĂŁo para 3D por exemplo, precisa de
mais potĂȘncia. Enquanto o 3D precisa de potĂȘncia para subir subir na verticalou fazer acrobacias, um modelo para voo normal precisa de potĂȘncia necessaria apenas para manter o voo na horizontal.
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Tipo de vĂŽo
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Carga alar MĂĄxima (g/dm2) |
PotĂȘncia (W/Kg) |
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Indoor |
15 |
085-105 |
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Slow Flyer |
20 |
110-175 |
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Park Flyer |
35 |
110-175 |
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Treinador elétrico |
25 |
155-200 |
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Escala de vĂŽo lento |
35 |
155-200 |
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Esporte acrobĂĄtico |
40 |
200-250 |
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Pylon racer e jatos |
50 |
200-450 |
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Planador terminal |
25 |
- |
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Motoplanador |
30 |
140-240 |
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Warbirds |
75 |
200-300 |
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3D alto desempenho |
40 |
300-500 |
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Fonte de matéria: Aeromodelismo é assim.

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