Mitos e verdades sobre Combustão

 Mitos e verdades sobre Combustão

 

 

Guardar o combustível sempre em um saco preto.

Apesar de ser recomendado, não é necessário para nosso uso, principalmente porque o espaço tempo que o combustível ficará em nossas casas geralmente é pequeno.
As instruções desatualizadas para estocar produtos inflamáveis. Principalmente líquidos inflamáveis, ainda são necessárias.
Manter afastado de fontes de calor e chamas, mantenha em local escuro e sombreado, longe da luz solar direta, com temperatura amena, manter fora do alcance de animais domésticos e crianças, evite o contato com a pele e mucosas, especialmente ao misturar óleo e gasolina e reabastecer modelos.
Além disso, é muito importante identificar o conteúdo da embalagem porque outras pessoas podem não saber o que está dentro.
Como você deve ter adivinhado, nenhuma recomendação se desvia significativamente do que você já sabe.

Por que guardar glow com tanque vazio e gasolina com tanque cheio?

Muitas pessoas desconhecem esse conselho básico, mas é verdade. A mangueira de gasolina fica dura se você mantiver o tanque vazio, o que pode impedir o pescador de alcançar o combustível durante o vôo e provavelmente resultar na morte do motor. Ao fazer isso, é fundamental fechar a mangueira do respiro do tanque para evitar vazamentos em locais indesejáveis e sempre lembre de destapar o respiro antes de voar.

Isso não é necessário para o glow porque a mangueira mantém suas características independentemente do combustível, no entanto, é melhor esvaziar o tanque porque pois o combustível pode escapar do tanque se  o pressurizador está conectado diretamente na mufla (escape).

Não misture combustível velho com combustível novo.

Não é aconselhado, pois pode-se estragar o combustível caso o antigo já tenha perdido suas características originais ou mesmo absorvido alguma água que estivesse na umidade do ar.
O melhor a fazer é consumir o velho e o novo separadamente, sem devolver o velho à nova galão.

Cada motor tem um combustível glow especifico.

Existem combustíveis recomendados para cada tipo de motor, mas isso não significa que um não funcionará com outro ou que funcionará em todo o seu potencial.
Os motores dois tempos utilizam geralmente combustível 10% a 15% nitro e 15% a 18% óleo. (Motores dois tempos podem variar de acordo com a mistura do combustível e marca). Já motores quatro tempos utilizam combustível com 15% nitro e 18% óleo.


Para helicópteros, entre 15% a 30% por cento de nitro (dependendo do tipo de voo) e 18 a 20% por cento de óleo.


É importante ter em mente que está escrito na embalagem pois, alguns fabricantes especificam para qual motor o combustível é recomendado e em caso de dúvida, consulte sempre o manual do fabricante do motor.

Alguns combustíveis servem também servem para motores dois tempos e quatro tempos.

É possível alterar a quantidade de nitro ou óleo do galão?

Talvez de certo, mas eu não correria este risco.
Saber exatamente que tipo de óleo já existe seria necessário para misturá-lo, pois isso poderia causar uma reação que poderia estragar o combustível ou até mesmo seu motor.
Quer um combustível com mais óleo?
Compre um com mais óleo, não há necessidade de alterar seu combustível, pois ele já existe no mercado.

Depois de funcionar o motor, é preciso colocar algum tipo de óleo nele?

Alguns pilotos aconselham colocar o famoso "After run" no carburador após um dia de voo.
Nunca usei e nunca tive problemas por causa disso, portanto considero desnecessário porém, em casos que o motor ficará muito tempo parado, seria bom lubrifica-lo por dentro e também o carburador para que não fique travado por ressecamento do óleo.
Uma etapa crucial é "secar o motor", que seria permitir que ele continue funcionando até que não haja mais combustível dentro dele (basta desconectar ou apertar a mangueira).
O mesmo vale para motores movidos a gasolina, não há necessidade de pingar nada, mas não é aconselhável deixar o motor desligado por um longo período de tempo porque, normalmente, o diafragma fica colado, o que dificulta muito o jogo seguinte.


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Fonte de matéria: Aeromodelismo é assim. 

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